A expansão industrial em Araucária, desenvolvendo o mercado imobiliário da região.

Tire suas dúvidas sobre a Região Metropolitana de Curitiba, que mais cresce na indústria.

Araucária é considerada uma cidade industrial, por conter grandes empresas, como a refinaria da Petrobras, que é a mais próxima da capital do Estado e foi implantada em 1970, além de grandes metalúrgicas e as empresas multinacionais, que geram empregos e movem os setores socioeconômicos do Paraná, e faz parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O poder aquisitivo industrial que está localizado no município, acaba trazendo muito mais visibilidade, para o mercado imobiliário, que por sua vez tem investido em casas para compra ou Casas para alugar em Araucária.
A cidade possui origens de colonização principalmente por poloneses, depois seguidos por alemães, italianos, ucranianos no tempo do Império. Antes de ser decretada com o nome de Araucária, a região era conhecida como Tindiqüera, por causa das aldeias indígenas que existiram antes da colonização. O nome da cidade foi escolhido pelo Doutor Vitor Ferreira do Amaral, em 1890, leva o nome da árvore símbolo do Paraná.

A região tem se tornado um destino cada vez mais procurado para moradia, com cerca de 130 mil habitantes, e que ainda apresenta 3% da taxa de crescimento populacional ao ano, o que representa uma possibilidade de crescimento do comércio local e também ao setor de construção civil. Além de ser apontada como uma das regiões com mais ofertas de emprego no estado.

Pensando nisso as Imobiliárias em Araucárias oferecem opções de imóveis com segurança e qualidade.

O ar mais pacato das ruas de Araucária é procurado também por quem quer tranquilidade, mas não quer abrir mão de morar em uma cidade bem desenvolvida. O investimento para comprar uma casa na Região Metropolitana de Curitiba, é bem mais em conta do que investir em imóveis na Capital, além de ter uma maior diversidade na hora de escolher o imóvel.

Conheça os benefícios de morar em Araucária.

Em maio deste ano (2019) o projeto Avança Araucária, mostrou diversas propostas que provaram que a cidade tem potencial para ser uma referência nacional em inovação. Com a promessa de tornar a cidade, um símbolo de qualidade de vida, com alto desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia até meados de 2040, segundo o projeto.

Araucária foi indicada como sendo a melhor cidade do País, para se viver nos anos de 2017 e 2018. Levando em consideração mobilidade urbana, boas condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e com uma infraestrutura eficiente.

O transporte coletivo da cidade é muito bem desenvolvido, facilitando à vida dos usuários. Além do atual valor da tarifa de transporte que é de R$ 2,65 no município.

Em 2018 a cidade de Araucária recebeu o prêmio como Destaque Estadual do Sebrae, pela iniciativa e criação de um projeto de novos empreendimentos e negócios locais, incentivando o comércio da região.

Possui fácil acesso a Capital do Estado, os municípios da Região Metropolitana de Curitiba se mostrando uma excelente alternativa, para quem quer tranquilidade e economia.

Na cidade existe o CODAR, Companhia de Desenvolvimento do Município de Araucária, que visa a promoção do crescimento, da infraestrutura e modernização empresarial para criar, manter e atrair novos empreendimentos que possibilitem o desenvolvimento sustentável de região, conforme a Lei Municipal nº 1.547/05.

Está ocupando o terceiro lugar da lista de cidades paranaenses com maior índice Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo a indústria com o maior registro de atividade econômica da região.

Tem com um dos principais pontos positivos, o investimento na educação. Com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que tem como missão medir a qualidade do aprendizado no país, além de apresentar o crescimento constante e as melhorias a cada ano. No ano de 2017 Araucária teve o índice de 5,6.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade está entre um dos mais altos do Paraná com 0,74. O sub-índice de maior destaque é a longevidade, seguido da renda dos moradores, com a quantidade média de salários mínimos da população de 3,9.

Na cidade ainda existe a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA), que é um órgão livre das classes produtoras, junto com a sociedade civil, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, é constituída de sócios efetivos e fundadores, contando com mais de 300 associados. Tem como objetivo ampliar o desenvolvimento sustentável do comércio, da indústria e os serviços através do associativismo.

A cidade está estrategicamente localizada em relação ao Mercosul, o Centro Industrial de Araucária – CIAR, e é cortada pela BR-476 da Rodovia do Xisto, que faz interligação com o restante da Região Sudoeste do País. Facilitando o transporte de cargas e exportações.

O município também investe no projeto Cultura & Sustentabilidade, que leva espetáculos teatrais e sessões de cinema gratuitos. As peças possuem inclusão de temas importantes para a sociedade, como por exemplo, preservação do meio ambiente, o desperdício de energia, água e de alimento e como podemos evitar a grande produção de lixo através da reeducação, redução, reutilização e reciclagem. Além realizar oficinas e palestras.
Araucária possui belas paisagens, do turismo rural que tem como principal roteiro Caminhos da Guajuvira, onde percorre nove pontos turísticos da região. Neste percurso o turista pode desfrutar de produtos coloniais de qualidade, encontrar os artesões locais e fazer passeios a cavalo e caminhadas. E também pode conhecer o tradicional parque Cachoeira, que possui Museu Tingüi-Cuera com Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres e auditório Júlio Grabowski, Aldeia da Solidariedade e Casa do Artesanato.

Agora que você sabe mais sobre Araucária, que tal pesquisar um pouco mais e aplicar seu dinheiro em um imóvel, podendo ser uma casa, um belo apartamento ou aquisição de Chácaras à venda em Araucária. Tire seus sonhos do papel e comece a viver o seu futuro.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer sobre a evolução do setor imobiliário de Araucária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *