Carteira de Trabalho pode ser acessada pelo celular ou computador

O acesso das informações anteriormente colocadas no documento físico pode ser feito de modo totalmente digital.

A Carteira de Trabalho tradicional em papel não é mais exigida para contratação em grande parte dos casos. O acesso das informações anteriormente colocadas no documento físico pode ser feito de modo totalmente digital. Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Um manual para realizar o primeiro acesso do documento está disponível no site do Ministério do Trabalho pelo link (CLIQUE AQUI). https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf

O acesso virtual traz benefícios como a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital é emitida a todos os brasileiros e estrangeiros que possuírem o Cadastro de Pessoa Física – CPF, estando habilitada após o primeiro acesso. A Agência do Trabalhador de Araucária orienta que as pessoas acessem o documento digital quando puderem, para irem se familiarizando com a ferramenta. Outra recomendação é para guardar o documento físico antigo, pois continua sendo útil para comprovar trabalhos antigos.

Nos casos em que o usuário não consiga gerar a senha para acesso à Carteira de Trabalho digital pelo aplicativo ou pela internet (ou nos casos que já tenha feito um cadastro e não lembre a senha ou não consiga recuperá-la), pode-se recorrer a uma unidade das Superintendências, Gerências e Agências do Trabalhador.

Serviço
A Agência do Trabalhador de Araucária fica localizada na Rua Álvaro Linhares Ehlke, 333, Sabiá. Horário de atendimento das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3642-4691 ou 3642-1865.

*Com informações do Portal do Ministério do Trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *