Araucaria

  • Vacinação contra a Covid-19 vai começar na quarta-feira em Araucária.

    O prefeito de Araucária, Hissam Husseim Dehaini, participou na manhã de hoje (14) de uma reunião virtual com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e prefeitos de todo o Brasil sobre a vacinação contra a Covid-19. Na ocasião, Pazuello anunciou o calendário oficial e afirmou que a campanha de imunização começará, de forma simultânea em todos os municípios, na próxima quarta-feira (20) as 10 horas.

    Na primeira etapa, serão vacinados exclusivamente os idosos (que estejam em asilos), profissionais da saúde que atuam na linha de frente e a população indígena nas aldeias, conforme critérios do Ministério da Saúde.

    As doses, liberadas inicialmente, serão da vacina de Oxford AztraZeneca. Neste final de semana, 2 milhões de doses chegarão no Brasil vindas da Índia. “Até segunda-feira estarão nos estados que já na terça-feira deverão iniciar a logística para enviar aos municípios. Todas as cidades deverão estar preparadas para iniciar a vacinação”, afirmou o ministro.

    A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) afirma que a cidade está preparada para iniciar a imunização da população. O município tem um grupo de trabalho técnico específico para a vacinação contra a covid-19 e está realizando treinamentos preliminares para capacitação das equipes da saúde que irão atuar neste trabalho. Além disso, a SMSA fez um levantamento completo dos insumos, dos cadastros dos grupos prioritários e dos profissionais de saúde para estimar a população-alvo e elaborou de um plano de contingência que irá organizar, orientar e uniformizar as ações de forma estratégica. O município tem 18 salas de vacinação.

    A prefeitura vai continuar informando a população a respeito das novas etapas, bem como, sobre mais detalhes da campanha que iniciará na próxima semana.





    Receba notícias no seu WhatsApp.
    Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

    Por: Araucária no Ar

  • Investigação sobre acidente que matou filha de fundador da Multiloja é concluída pela Polícia Civil
    Acidente aconteceu no dia 20 de dezembro do ano passado

    A investigação sobre o acidente que terminou com a morte da filha do fundador da rede Multiloja, Maria Eduarda Santos, 19, foi concluída pela Polícia Civil e o motorista do Ford Ka Sedan deverá responder por homicídio doloso. O acidente aconteceu no último dia 20, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

    Segundo o delegado Erineu Portes, da Delegacia de Polícia Civil de Colombo, a conclusão sobre o crime praticado por Matheus, o motorista do veículo, ocorre após a realização das oitivas com todos os ocupantes.

    “Todos deram a mesma versão sobre o ocorrido. Disseram que o Matheus dirigia em alta velocidade, dando cavalinho de pau, e que inclusive pôs a vida de outras pessoas em risco”, disse o delegado

    Portes também ressaltou o fato de que os jovens pediam para que o motorista parasse o veículo, mas que não o fez.

    “Entendemos que o caso se trata de um homicídio doloso, já que ele assumiu o risco de causar o acidente enquanto dirigia embriagado e em alta velocidade”, afirmou.

    Matheus foi intimado para prestar depoimento, mas preferiu se manter calado até o dia da audiência.

    Acidente
    Maria Eduarda, de 19 anos, foi a única jovem, entre sete, a morrer no acidente que aconteceu na noite de um domingo, no dia 20 de dezembro do ano passado. A vítima foi arremessada para fora do veículo após uma colisão violenta contra uma mureta.

    À época, uma das passageiras do Ford Ka relatou que o motorista dirigia a 120 km/h quando provocou o acidente. Inclusive, há relatos de que todos teriam pedido a Matheus para que parasse o carro, porém foram ignorados. Além disso, uma outra vítima teria pedido ao motorista para assumir a direção.

    Os jovens teriam deixado uma festa para ir até um supermercado comprar mais bebidas alcóolicas. Durante todo o percurso, Matheus teria realizado diversas manobras proibidas e perigosas.

    Ele estava a 120 km/h em uma reta quando puxou o freio de mão e deu o ‘cavalinho de pau’”, contou uma das jovens.

    A mãe de Maria Eduarda disse, em uma live nas redes sociais, que o motorista gritava “sou o rei da boleia” momentos antes da batida.

    Além de Maria Eduarda, havia outras quatro pessoas no banco de trás do carro.

  • Mulher tem casa invadida pelo ex que queria mata-la e manda chumbo nele.

    Um homem invadiu a casa da ex-mulher na madrugada desta quarta-feira (13), na Rua Conceição Maria Vieira da Rosa, bairro Tatuquara em Curitiba.

    A mulher tem uma medida protetiva contra o ex-marido. Nesta noite, a mulher relatou que ele mandou mensagem para ela, avisando que iria entrar na casa para mata-la. Ela ligou para a mãe desesperada que o homem estava invadindo a casa. Quando ele invadiu o quintal, a mulher atirou e acertou dois disparos no homem.

    O Siate foi acionado e o homem foi socorrido em estado grave ao Hospital do Trabalhador.

    Um detalhe que chama a atenção é que ainda na terça-feira a mulher teria ido até uma delegacia para realizar outro boletim de ocorrência informando que o ex estaria ameaçando que iria mata-la. O homem ainda estaria utilizando tornozeleira eletrônica.

    Após balear o ex, ela ligou para a Polícia Militar informando a situação e saiu do local. Até o momento ela não foi localizada

  • Foragido que havia saído no indulto de Natal não retorna ao presídio e morre em confronto com a PM.

    Um foragido da Justiça que ganhou a liberdade no indulto de Natal, não havia retornado ao sistema.

    Policiais militares da Companhia de CHOQUE receberam a informação na noite desta terça-feira (12), de que dois foragidos estavam próximo a ponte do Rio Tibagi, às margens da BR-369 em Ibiporã, no norte do Paraná e foram verificar a situação.

    Os policiais chegaram no local e avistaram a dupla. Um dos indivíduos se entregou sem oferecer resistência. Já o outro fugiu e correu para uma casa. Os policiais continuaram no encalço e ao tentar realizar a abordagem e o indivíduo tentou atirar contra os policiais, mas a pistola falhou. Os policiais atiraram e conseguiram neutralizar a ameaça.

    O Siate e equipe médica foram acionados, mas o foragido não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro.

    Com ele foi encontrada uma pistola 765 com munição picotada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Londrina.

  • Motociclista fica gravemente ferido em acidente no Contorno Norte.

    Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente no Contorno Norte, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (13).

    O acidente aconteceu em um local com alto número de colisões, no cruzamento com a Rua das Amoreiras no bairro Lamenha Grande. A colisão envolveu um carro e uma moto. Equipe do Siate foi acionada com apoio da equipe médica a bordo do helicóptero do BPMOA.

    O motociclista de 28 anos foi socorrido estável porém com o quadro de saúde grave ao Hospital Cajuru de helicóptero.

    O motorista do carro não ficou ferido.

  • Rapaz é brutalmente assassinado e corpo é jogado no Canal Belém.

    Moradores do bairro Boqueirão encontraram na manhã desta quarta-feira (13), um corpo dentro do Canal Belém em Curitiba.

    O corpo estava dentro da água, próximo da Rua Dr. Bley Zorning e aparentava ser de um rapaz de aproximadamente 25 anos. A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia e ao retirar o corpo da água, encontrou diversos ferimentos por faca no pescoço, costa e peito.

    De acordo com as equipes da Polícia Científica, o corpo pela rigidez cadavérica foi jogado no Canal Belém nesta noite.

    A Divisão de Homicídios investiga o crime. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Curitiba e segue sem identificação.

  • Presos abrem buraco na parede e fogem da Penitenciária Estadual de Piraquara.

    Presos conseguiram abrir um buraco no alojamento 814, na 8° galeria B na Penitenciária Estadual de Piraquara I, na madrugada desta quarta-feira (13).

    Dois presos conseguiram fugir e até o momento não foram localizados. Eles foram identificados por João Carlos Fernandes Silva, 33 anos e Júlio Cesar Correa, 31 anos.

    Policiais militares do Batalhão de Guarda realizam buscas, mas até o momento eles não foram localizados.

  • PRF flagra mãe e filho e mais três transportando 140 quilos de maconha no Paraná.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou mãe e filho transportando 140 quilos de maconha com mais três pessoas, em Guaíra (PR), no final da tarde desta terça (12).

    Por volta das 18 horas, policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um motorista de um Gol, na BR-163. O motorista não obedeceu e fugiu, sendo perseguido pela equipe policial. Já no perímetro urbano de Guaíra, o motorista foi abordado. No carro, estavam o motorista, de 20 anos e sua mãe, de 40, ambos de Santa Catarina.

    Aos policiais, disseram que estavam em uma viagem a passeio em família e apontaram o outro carro que os acompanhava, também um Gol. Os polciais deram ordem de parada ao carro indicado, que estava ocupado por três pessoas, também de Santa Catarina.

    Em vistoria no primeiro carro, os PRFs encontraram 140 quilos de maconha e, dentro da quantia, skunk e haxixe (variações da maconha) no porta-malas e no assoalho. O traficante disse que foi contratado para pegar a droga em Paranhos (MS) e levar até Florianópolis (SC) e que trouxe a mãe para simular uma viagem em família.

    O motorista do outro carro disse que foi contratado para fazer o trabalho de batedor da droga e que convidou os outros dois para dar um aspecto de viagem em família também.

    Diante dos fatos, os cinco foram detidos e encaminhados, juntamente com a droga e os veículos, para a Polícia Federal de Guaíra, para o registro do crime de tráfico de drogas, que tem uma pena máxima de 15 anos de prisão.

  • Empresário é abordado por criminosos quando chegava em agência bancária no Bairro Alto.

    Um empresário foi assaltado na tarde desta quarta-feira (13), em frente a uma agência bancária na Rua Alberico Flores Bueno, no Bairro Alto em Curitiba.

    Ele carregava uma mochila com R$ 40 mil reais em dinheiro quando dois criminosos armados em uma moto o abordaram e pediram a mochila.

    Várias equipes da Polícia Militar foram para o local, mas até o momento os criminosos não foram localizados.

    Câmeras de segurança da região poderão ajudar a polícia a identificar os marginais.

  • Paraná está pronto para iniciar vacinação contra a Covid-19, diz Ratinho Junior.

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quarta-feira (12) o estoque dos chamados insumos secos que o Paraná já tem disponível para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19. São agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens, que estão centralizados em dois pontos principais em Curitiba: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o Ginásio de Esportes do Tarumã.

    Apenas entre agulhas e seringas, o Estado conta atualmente com 11 milhões de unidades em estoque, quantidade que vai saltar para 27 milhões nos próximos dias com a compra de mais 16 milhões, em fase final de aquisição pela Secretaria de Estado da Saúde. O material garante as duas doses de vacinação de toda a população do Estado.

    “Estamos prontos. Temos agulhas, seringas, mais de 1.800 pontos de vacinação e uma logística pronta para os imunizantes chegarem nos municípios. A ideia desta visita foi justamente para dar início à distribuição deste material aos 399 municípios do Paraná”, afirmou o governador. “É um planejamento que está sendo construído há dias para que possamos começar a imunizar os paranaenses assim que a Anvisa garantir a qualidade técnica de uma vacina”, acrescentou.

    A primeira parte da visita foi às instalações do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. É lá que está armazenada a maioria dos insumos. O Ginásio do Tarumã, cedido pela Paraná Esporte, funciona como ponto de apoio. Ratinho Junior destacou que a distribuição deste conjunto de material para as 22 Regionais de Saúde do Estado vai começar imediatamente. O transporte será feito por meio de quatro caminhões com baús refrigerados e monitorados por satélite e, se necessário, também por três aviões da Casa Militar do Estado.

    “Hoje nós temos a capacidade de aplicar a primeira dose em toda a população do Paraná no mesmo dia. Foi tudo pensado e planejado para que o paranaense possa ser assistido de maneira rápida e perto da sua casa”, ressaltou o governador.

    VACINAÇÃO – Ele lembrou que o Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal. O Ministério da Saúde espera começar ainda neste mês as imunizações dos grupos considerados de risco. A estimativa é que o Estado receba 100 mil dos 2 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. As vacinas serão importadas do Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção da vacina na Índia, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    No Paraná, de acordo com a Secretaria de Saúde, o grupo prioritário é formado por cerca de 90 mil profissionais da linha de frente do combate à Covid-19, 10 mil índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos que vivem em asilos e casas de repouso.

    “Conforme forem chegando as vacinas, vamos imunizando mais pessoas. Depende da aprovação da Anvisa. Ocorrendo isso, o Paraná começa automaticamente a vacinar”, disse o governador.

    ESTRUTURA – A estrutura paranaense para a vacinação contra o coronavírus conta ainda com 21 câmaras frias já adquiridas e outras 180 em processo de aquisição. Mais 31 câmaras frias para armazenamento serão compradas em parceria com o governo federal. O Estado dispõe também de freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas, caminhões refrigerados para distribuição de imunizantes e a perspectiva de implantação de câmaras modulares para armazenamento de frios nas 22 Regionais de Saúde.

    “Estamos preparados. Temos seringas, agulhas, algodão, álcool, equipamentos de proteção individual (EPIs). A rede está montada. Tão logo a vacina chegue ao Paraná, vamos colocá-la rapidamente, em 48 a 72 horas, em todas as Regionais de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    POSTOS – Outro ponto destacado pelo secretário é que o Paraná conta atualmente com 1.850 salas de vacinação aptas para serem usadas, em estratégia com os municípios. Rede que pode ser ampliada, se necessário, com a adoção da chamada estratégia extramuros.

    “Quem vai vacinar efetivamente são os municípios, mas todos serão atendidos. Pensamos no Paraná imunizado como um todo”, ressaltou Beto Preto.

    Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes destacou também que as 27 milhões seringas e agulhas adquiridas neste momento serão para uso exclusivo de vacinas contra a Covid-19.

    “São as melhores que temos no mercado. Agulha de altíssima qualidade, que garante a segurança do profissional da saúde, facilitando o descarte e evitando a contaminação de quem for aplicar”, disse.

    De acordo com a diretora, em média, por ano, a Secretaria de Estado da Saúde utiliza na rotina de vacinação 16 milhões de seringas e agulhas. Esta quantidade se refere à rotina de imunização permanente (sarampo, influenza, polio, entre outras) e não inclui a vacina contra o novo coranavírus na conta.

    COMPARATIVO – Os números reforçam a capacidade e estrutura do sistema de saúde paranaense quando comparados com outras localidades. Em relação às seringas/agulhas, por exemplo, o Paraná tem o terceiro estoque do País em números absolutos: são 27 milhões de unidades, sendo 11 milhões em estoque e outros 16 em aquisição. Apenas São Paulo com 111 milhões e Minas Gerais com 50 milhões têm mais material à disposição.

    Levando em consideração a proporcionalidade em relação ao tamanho da população, o Paraná também é o terceiro, com 2,34 seringas/agulhas por habitante. Ou seja, número superior ao necessário para aplicar as duas doses em todos os moradores do Estado – de acordo com a mais recente estimativa do IBGE o Paraná tem 11.516.840 de habitantes.

    Novamente São Paulo (2,40) e Minas (2,35) lideram. Em relação aos vizinhos da Região Sul, Santa Catarina com 16,8 milhões de seringas tem média de 2,33 e o Rio Grande do Sul (14,5 milhões no total) de 1,27.

    “O Paraná é exemplo para o Brasil na compra desses insumos. Temos estoque e sem pagar preços fora da realidade. É uma demonstração da organização desta equipe da Saúde”, ressaltou Ratinho Junior.

    CALENDÁRIO – O governador reforçou que a campanha seguirá os critérios adotados pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, respeitando as doses que ingressarem no Programa Nacional de Imunização.

    Segundo o planejamento federal, a previsão é que a vacinação dos grupos prioritários seja concluída no primeiro semestre de 2021. São eles: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena, na primeira fase; pessoas de 60 a 74 anos, na segunda fase; e pessoas com comorbidades (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras), na terceira fase.

    Outros grupos populacionais também considerados prioritários, como professores, trabalhadores dos serviços essenciais (forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema de privação de liberdade), populações quilombolas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua e outros grupos serão contemplados na continuidade das fases, conforme aprovação, disponibilidade e cronograma de entregas das doses a serem adquiridas.

    A estimativa do Ministério da Saúde é que sejam necessários 12 meses após o fim da etapa inicial para imunizar a população em geral.

    Box 1

    O que o Paraná já tem disponível para o início da vacinação contra a Covid-19

    – 11 milhões de seringas já adquiridas;

    – Registro de preço para aquisição de 16 milhões de seringas;

    – 21 câmaras frias já adquiridas e 180 em processo de aquisição;

    – Contratação de 31 câmaras frias para armazenamento em parceria com o governo federal;

    – 1.850 salas de vacinação aptas, em estratégia com os municípios;

    – Possibilidade de ampliação de locais de vacinação com a estratégia extramuros;

    – R$ 200 milhões na LOA 2021 (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para aquisição de vacinas;

    – Abertura de processo de compra de agulhas;

    – R$ 22 milhões para aquisição de EPIs: máscaras, luvas, gorros, avental, algodão;

    – Freezers (produção de gelo) e equipamentos de ar-condicionado já adquiridos;

    – 4 contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas cada no Cemepar;

    – 17 ª Regional de Saúde já locou um contêiner de 20 pés para armazenamento de 50 mil doses de vacina;

    – 4 caminhões refrigerados para distribuição de vacinas e possibilidade de aquisição de novos veículos;

    – Perspectiva de implantação de câmaras modulares para armazenamento de frios nas 22 Regionais de Saúde.

    Box 2

    O que é o Cemepar

    O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, possui 3.630 metros quadrados de área total e capacidade de armazenamento de 6.142 metros cúbicos. É responsável, no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde, pelas operações logísticas de recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos, soros e vacinas para as 22 Regionais de Saúde e para a capital do Estado.

    Especificamente em relação à Rede de Frio, o Cemepar conta com a seguinte estrutura:

    – 392 m² de armazenamento em câmaras frias de 2º a 8º C, com expansão de 120 m² prevista para janeiro de 2021;

    – 30 m² de sala climatizada (15º a 25º C) para instalação de 08 ultrafreezeres (-70º C), com possibilidade de expansão em duas fases subsequentes;

    – 4 caminhões com baús refrigerados e sistema de rastreamento via satélite, de frota própria, para transporte.

  • Novo milionário do Nota Paraná tem apenas 19 anos.

    O curitibano Rafael S, de 19 anos, se preparava para mais um dia de trabalho num supermercado da capital nesta quarta-feira (13) quando a equipe do Nota Paraná bateu em sua casa para entregar o cheque simbólico de R$ 1 milhão – principal prêmio do sorteio deste mês.

    Atualmente morando em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na casa da avó, ele não conteve a alegria e o entusiasmo enquanto comemorava com a família. “Quando me ligaram achei que seria um valor menor, ainda estou sem acreditar”.

    O jovem mora com a avó e atualmente trabalha como caixa em uma rede de supermercados. Seu plano era juntar algum dinheiro poupado do salário para financiar um carro e começar a cursar a sonhada faculdade de veterinária. “Agora os planos que eram para o final do ano foram adiantados”, vibrou.

    A avó, dona Maria Aparecida, de 80 anos, também se emocionou e comemorou muito. “Ele merece, é um bom menino e trabalhador. Agora vai poder realizar seus sonhos”.

    Rafael concorreu com apenas dois bilhetes e gastou R$ 250 em compras. “Eu sempre colocava o CPF nas notas, mas aí depois de um tempo eu parei. Foi recentemente que voltei e agora estou aqui com esse prêmio milionário”, contou.

    R$ 200 MIL NO SUDOESTE – Outro sortudo paranaense foi Diego L, de Pato Branco, no Sudoeste do Estado. O motorista de caminhão de 25 anos levou para casa o prêmio de R$ 200 mil – o segundo maior valor do sorteio. “Foi uma grande surpresa, um momento de muita alegria. Não estava acreditando, então entrei no aplicativo e verifiquei que era verdade”, explicou.

    Para ele o dinheiro veio em boa hora e nos seus planos estão quitar algumas dívidas e construir uma casa. “ Agora é só gratidão por essa benção recebida, veio na hora certa. Pretendo investir também o dinheiro, além de quitar dívidas e ter a tão sonhada casa”.

    ATENÇÃO PARA O CADASTRO – Em alguns sorteios a equipe do Nota Paraná é obrigada a atacar de detetive para encontrar seus premiados pelo Estado. Isso acontece porque o contribuinte muda de endereço e/ou telefone e esquece de atualizar seus dados no site do programa. Por isso, é importante manter sempre atualizado o cadastro no site do Nota Paraná.

  • DOIS HOMENS FORAM PRESOS PELA GUARDA MUNICIPAL NA MADRUGADA DE TERÇA FEIRA 12 DE DEZEMBRO, POR PRATICAR ROUBO CONTRA UM MOTORISTA DE APLICATIVO.

    A vítima relatou à Equipe da Guarda Municipal que, recebeu uma chamada para fazer uma corrida da vila Verde em Curitiba, tendo como destino o terminal da Vila Angélica, em Araucária volta de 01h:00. No meio do caminho os dois passageiros anunciaram o roubo, utilizando um revólver calibre .38, segundo ele.
    Os ladrões subtraíram todos os seus pertences e o fizeram descer do veículo, que também foi levado.

    A Equipe embarcou a vítima na viatura e percorreu o caminho de volta até a Cidade industrial, e na rua Emílio Romani próximo ao numeral 3100 na Vila Barigui, avistou dois rapazes que de imediato foram reconhecidos pelo motorista, como autores do roubo.

    A Guarnição abordou os rapazes e com um deles foi encontrada uma carteira tipo porta documentos, que Também foi reconhecida pela vítima.
    Diante dos fatos, a Equipe deu voz de prisão aos dois indivíduos e os encaminhou à Delegacia de Furtos e Roubo de Veículos, onde foram autuados em flagrante.

    Logo pela manhã uma Equipe da DFRV, fez diligências e localizou o VW Gol roubado.

    Foto: Divulgação PCPR
    Texto: GM Matiak

  • Após 20 dias internado, ex-deputado e radialista curitibano Algaci Tulio morre vítima da Covid-19

    Ele estava internado no Hospital Vita, desde o dia 24 de dezembro.

    O ex-deputado do Paraná, ex-vice prefeito de Curitiba, vereador, jornalista e radialista, Algaci Tulio, de 80 anos, morreu nesta quarta-feira (13), em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pelo Hospital Vital, local onde estava internado desde o dia 24 de dezembro.

    No dia 31 de dezembro, ele teve de ser entubado por complicações da Covid-19. Na época, a família do radialista emitiu uma nota nas redes sociais informando o estado de saúde dele.

    “Amigos, boletim médico diz que a decisão por entubar o Algaci foi acertada. O Algaci esta bem confortável. O resultado dos exames feitos no Algaci, foram excelentes. Ou seja, outros órgãos está tudo bem. Em sendo só os pulmões mesmo para tratar, ficam concetradas todas as atençoes pra cura desse órgão. Vamos pedir a Deus que restaure esse pulmão e que meu amor volte pra nós o mais rapido possível”, diz a postagem

    Em 2012, ele deu o ponto final nos mais de 30 anos que viveu na carreira política. Em 1982, ele foi eleito pela primeira vez como vereador em Curitiba. Em seguida, foram quatro mandatos como deputado estadual, além de ser deputado constituinte. As duas vezes em que foi vice-prefeito aconteceu no ano de 1988, quando integrou a chapa de Jaime Lerner, e dez anos depois coligou-se a Cássio Taniguchi. Em 2008, veio o último mandado na casa legislativa municipal.

    Ainda não há informações sobre velório, mas o corpo de Algaci Tulio deve ser cremado, segundo a família.

  • Vídeo mostra mulher correndo com facão atrás de homem em Curitiba e internautas lembram do hit “Rita”

    Um vídeo que mostra uma mulher carregando um facão correndo atrás de um homem, em frente à rodoviária de Curitiba, viralizou nas redes sociais. As imagens foram registradas na última quarta-feira (6), por volta das 2h da madrugada. (assista abaixo)

    Por conta da cena, alguns internautas lembraram do sucesso “Rita”, do cantor Tierry, a mais nova febre do mundo da música. Na letra da faixa, o músico diz que sente saudades de Rita, uma mulher que traiu o marido, o largou e, aparentemente, chegou até mesmo a esfaqueá-lo. “Oh Rita, volta, desgramada. Volta, Rita, que eu perdoo a facada “, pede Tierry na canção.



    O usuário do Instagram, @ali.shoow, foi quem gravou a cena e compartilhou nas redes sociais. Em entrevista, ele conta que tinha acabado de sair do McDonald’s com um amigo, quando presenciaram o ocorrido. “Nós paramos no sinaleiro ali, olhei pro lado e os dois discutindo. A mulher falava para o cara ‘vem aqui’ e o cara falava ‘não vou, você está na maldade’. Aí já falei para o meu parceiro que ia gravar, porque ia dar ruim”, relatou Ali, de 22 anos.

    É possível observar no vídeo que a mulher atravessa a rua com um longo facão. “Na hora que estava jogando na câmera, que apertei pra gravar, meu parceiro já falou ‘chamou na peixeira, chamou na peixeira’. Ela sacou a faca, começou a correr atrás do cara e ele também correu desesperado. Chegou a escorregar na lombada de pedestres”, afirmou ele.

    Na sequência, a mulher joga algumas bolsas na rua e parece desistir de perseguir o homem. Nas redes sociais, o vídeo foi compartilhado por várias páginas e por outros usuários, passando das milhares de visualizações.

  • Homem tenta estuprar mulher em um abrigo municipal em Araucária.

    Na manhã de segunda-feira, 11 de janeiro, uma tentativa de estupro foi registrada na Casa da Cidadania, no bairro Fazenda Velha. Por volta das 7h30, a Guarda Municipal foi acionada para atender a situação, onde um homem que está abrigado na Casa, tentou abusar de uma mulher, também abrigada, logo após seu marido ter saído para trabalhar.

    Segundo a GM, a vítima relatou que o homem a seguiu pela lavanderia e depois ficou encarando-a na porta do seu quarto. Em seguida, ele teria entrado no dormitório e dito as seguintes palavras: “Não vai ter jeito, você terá que transar comigo!”. A mulher contou ainda que o homem tirou o pênis para fora da calça e foi para cima dela, foi quando ela conseguiu empurrá-lo e pediu ajuda aos responsáveis pela Casa. Diante dos relatos da vítima, o homem recebeu voz de prisão, e todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências. A Casa da Cidadania abriga temporariamente moradores de rua e auxilia na reinserção social dessa população. O abrigo é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

    Por : Jornal O Popular do Paraná

  • Mulher é encontrada morta com as mãos amarradas

    Uma mulher que ainda não foi identificada, foi encontrada morta no fim da madrugada desta terça-feira (12), em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.

    Guardas municipais foram acionados por volta das 6h30 para verificar uma mulher ensanguentada na Rua Jaguariaíva no bairro Estados. Chegando lá, a equipe verificou que a mulher estava em óbito.

    A vítima estava com um ferimento por faca no pescoço e com as mãos amarradas. Ela não portava documentos.

    A Delegacia de Fazenda Rio Grande deve investigar o crime. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Curitiba.

    Por: (Foto: Esleif Martins/Informativo Fazenda)

  • Ex-funcionário invade loja, se masturba, defeca e furta 65 torneiras no Paraná.

    Na noite do último domingo (10) um ex-funcionário invadiu uma empresa onde trabalhava, furtou, defecou e se masturbou no interior da loja, que fica localizada em Londrina, no Paraná. Câmeras de segurança flagraram o ocorrido.

    As imagens mostram o indivíduo dentro do estabelecimento abrindo gavetas procurando materiais para furtar. Foram levadas 65 torneiras e conexões. O proprietário reconheceu o homem que aparecia nas imagens e viu que era seu ex-funcionário. Segundo relato do proprietário o homem ainda se masturbou e defecou na loja.

    Durante a manhã, o filho do proprietário encontrou o marginal caminhando na Avenida Saul Elkind e acionou a polícia. O homem confessou ter invadido o local e praticado o crime, e ainda indicou onde estava o material furtado.

    A Polícia foi até o ferro velho onde o indivíduo vendeu o material e recuperou todo o material. Tanto o ladrão quanto o dono do ferro velho foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes junto com o material apreendido.

    O dono do ferro velho deverá responder por receptação.

  • No Paraná, homem morre esfaqueado após água escorrer para quintal do vizinho.

    Nesta segunda-feira (11) um homem foi esfaqueado e morreu em Prado Ferreira, no Paraná, após um desentendimento com um vizinho.

    Segundo informações, a vítima e o agressor já tinham uma rixa. No final da tarde desta segunda-feira enquanto a vítima lavava o carro, a água escorreu para a casa do agressor em seu quintal. O homem armado com uma faca foi tirar satisfações. No meio da discussão o agressor desferiu uma facada no coração da vítima que chegou a ser socorrida mas morreu antes de chegar ao hospital.

    O autor da facada fugiu após o crime e até o momento não foi localizado pela polícia.

    O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Londrina.

  • Homem é preso por abusar das duas filhas e beijar na boca do próprio neto no Paraná.

    Nesta segunda-feira (11) um homem foi preso por abusar sexualmente das próprias filhas e também por arma de fogo, em Godoy Moreira, no Paraná.

    Segundo informações da Polícia Militar, duas mulheres acionaram a polícia informando que o pai teria abusado sexualmente delas e estaria portando armas de fogo.

    A polícia foi até o local e encontrou um revólver calibre 32 com seis munições, um revólver calibre 22 desmuniciada e um invólucro com 60 munições calibre 22 e duas facas.

    As mulheres relataram que além dos abusos sexuais que as duas sofreram por parte do pai, uma delas viu o homem beijando na boca do próprio neto, um menino de 2 anos.

    O  homem foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de São João do Ivaí.

  • Homem manda fotos íntimas para “novinha do grau” e sofre extorsão.

    Mais um homem se tornou vítima de um golpe que alertamos inúmeras vezes, mas mesmo assim, ainda tem homens sendo lesados. Um homem procurou a delegacia de Polícia Civil da cidade de Jesuítas, no Paraná, após sofrer ameaças e ser extorquido.

    Ele relatou que conheceu a novinha pelo Facebook e começou a trocar mensagens, após ela o adicionar como amigo. Após um tempo de conversas, a suposta “novinha” mandou fotos nuas para o homem e pediu para que ele mandasse algumas selfies dele mostrando as partes íntimas. Empolgado e não imaginando que se tratava de um golpe, o homem mandou as fotos.

    Após as trocas de nudes, o homem começou a receber mensagens de um homem que dizia ser policial civil. Ele exigia que fosse transferido o valor de R$ 1500,00 para não denunciá-lo por pedofilia, pois a suposta jovem que enviou fotos para ele seria menor de idade.

    O homem desconfiou que havia caído em um golpe, procurou a polícia e registrou boletim de ocorrência. A Polícia Civil investiga o caso.



    Em junho de 2020, o Delegado Rodrigo Souza alertou para essa modalidade de golpe, também conhecida por extorsão.

    O golpe funciona da seguinte forma, o malandro adiciona a vítima em redes sociais utilizando perfis falsos. Após a vítima aceitar a falsa “novinha” em suas redes, o golpista inicia uma diálogo amigável, mostrando interesse na vítima que acredita estar realmente falando com a garota da foto. Após um bom bate papo virtual, o assunto esquenta, e após muito lero-lero, a falsa “novinha” pede para que a vítima envie nudes. O iludido então envia fotos e vídeos de nudes acreditando estar se dando bem na situação.

    Após material enviado, começam as extorsões por parte dos golpistas. O Delegado Rodrigo Souza relatou que somente em uma semana de junho, foram registrados três boletins de ocorrência com a mesma dinâmica no 7º Distrito Policial. Todas as ligações partiram de penitenciárias do Rio Grande do Sul.

    O delegado deixou algumas dicas importantes:

    Só envie “nudes” para quem você tem intimidade. Não envie para quem você só conhece virtualmente (Na dúvida não envie!)
    Seja desconfiado, se você não é nenhum galã global, desconfie quando aquele mulherão te mandar uma mensagem pedindo foto. Sabe aquele ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Bem assim.
    Antes de sair adicionando todo mundo, analise o perfil da abençoada/abençoado, postagens com poucos comentários, números de seguidores menor que o número de pessoas seguidas, repetição de fotos nas postagens, são indicativos de perfis falsos.

    Caso esteja sendo vítima de sextorsão, solicite o número da conta indicada para o depósito dos valores, isso auxilia a polícia a estabelecer de onde está partindo o golpe.
    Lembrando que a sextorsão pode ser feita por hackers, mas também por ex-parceiros ou parceiras ou uma pessoa qualquer com quem houve a prática de sexting (envio de mensagens e imagens de conteúdo sexual)

  • Criminoso que RONE eliminou em confronto era sequestrador do irmão de Zezé di Camargo e Luciano

    Um dos cinco criminosos mortos em confronto com a RONE neste fim de semana em São José dos Pinhais, é um velho conhecido da polícia, com 108 anos de condenação de prisão por diversos crimes.

    Ozélio de Oliveira estava preso na Penitenciária Estadual de Piraquara, e em 2018 conseguiu fugir com outros 28 presos, quando criminosos explodiram o muro da penitenciária. Ele respondia por roubo, homicídio, sequestro e diversos outros crimes.

    Em 1998, Ozélio participou do sequestro de Wellington Camargo, irmão de Zezé di Camargo e Luciano, em Goiânia. Os criminosos chegaram a cortar parte da orelha do refém e enviaram para a família junto com um bilhete.

    A família pagou o resgate de R$ 300 mil reais e Wellington foi solto após após quase 4 meses mantido em cativeiro. Três dias após a soltura, policiais prenderam 7 dos 10 envolvidos no crime.

    A morte no confronto com a RONE

    Cinco criminosos que seriam de uma facção criminosa paulista morreram na noite desta sexta-feira (8), após uma série de confrontos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

    Os criminosos estavam em dois veículos Peugeot e as equipes de RONE conseguiram visualizar os veículos iniciaram o acompanhamento tático. O bando se dividiu e os policiais de RONE também.

    Em um dos carros estavam dois marginais em Peugeot Escapade e na rua Mariano Skakuy, no Rio Pequeno, houve confronto. Um dos indivíduos foi baleado e o comparsa correu para o matagal. Os policiais realizaram incursão na região de mata e o indivíduo retornou para onde estava o veículo e houve novo confronto.

    Ambos morreram antes da chegada do Siate. No veículo Escapade foram encontrados fardamentos militares. Com eles foram encontradas pistolas.

    As outras equipes continuaram o cerco ao outro veículo em fuga com três criminosos. Um dos marginais pulou do carro e correu para um matagal enquanto os outros dois continuaram a fuga na região do Parque da Fonte e Jardim Independência. Na rua Elvira Schaffer da Rosa houve novo confronto e dois criminosos foram baleados. O terceiro que havia pulado do carro também foi baleado em confronto com outra equipe de RONE. Novamente o Siate foi acionado e os três morreram antes da chegada do socorro.

    Os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, balaclavas e fardamento militar. De acordo com informações repassadas pela polícia, o bando veio de São Paulo para sequestrar um empresário de São José dos Pinhais. Todos os mortos são do estado de São Paulo. Foram apreendidas uma espingarda calibre 12, duas pistolas 380, 1 pistola 9mm, 1 revólver calibre 38, dois coletes balísticos, balaclavas, 8 algemas de plástico e fardamento do Exército brasileiro com coturno

    Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Curitiba.

  • Com carro roubado, criminoso morre em confronto com a ROTAM na RMC.

    Policiais militares da ROTAM receberam informações de que um indivíduo com carro roubado estava em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.

    O fato foi registrado na tarde desta terça-feira (12), e as equipes conseguiram avistar o veículo, um Renault Fluence com o indivíduo que empreendeu fuga.

    Na Planta Santa Lúcia, ele abandonou o carro e de acordo com a polícia, correu efetuando disparos em um beco. As equipes foram no encalço e em uma residência houve novo confronto e o indivíduo foi baleado.

    O Siate chegou a ser acionado, mas ele não resistiu e morreu no local. O rapaz teria aproximadamente 20 anos. Com ele os policiais encontraram um revólver. A equipe de ROTAM não ficou ferida no confronto.

  • Influenciadora e ex-miss Paraná é presa por forjar o próprio sequestro à mãe e exigir R$ 100 mil.

    A digital influencer e ex-miss Paraná de popularidade Lauren Adana Lorenzetti, 31 anos, foi presa na manhã desta segunda-feira (11) na Vila Mascote (zona sul da capital paulista), em cumprimento a um mandado de prisão, expedido em 30 de abril do ano passado pela Justiça do Paraná.

    A ex-modelo foi condenada em 2018 por forjar o próprio sequestro à mãe, em 2010, em Francisco Beltrão, a cerca de 385 km da capital Curitiba. Lauren está grávida de nove meses, segundo a polícia de São Paulo.

    A influenciadora, que conta com 104 mil seguidores em uma rede social, alegou durante o processo que teria sido ameaçada por um ex-namorado a realizar o falso sequestro. Sua defesa pediu a anulação das acusações, mas sem sucesso. Não cabem mais recursos ao caso desde 2018.

    Consta no TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) que, com a ajuda de um casal de amigos e do ex-namorado, Lauren fingiu ser sequestrada entre os dias 18 e 19 de abril de 2010, na cidade do interior paranaense. Em telefonemas, os amigos da condenada exigiram R$ 100 mil de resgate à mãe da ex-miss.

    Ainda segundo a Justiça paranaense, a mãe de Lauren acionou a polícia assim que recebeu o telefonema. Com o envolvimento da delegacia especializada em investigar sequestros, os amigos desistiram do plano, segundo consta no processo do caso.

    Lauren estava escondida na casa de uma amiga, que lhe amarrou os punhos com fita adesiva para forjar que a ex-miss havia sido imobilizada por falsos criminosos. A modelo saiu desta forma à rua e ligou para a mãe, de um orelhão, afirmando que havia sido “libertada.”

    Durante depoimentos prestados pelos envolvidos, a polícia descobriu que o grupo havia forjado o sequestro da ex-miss.

    Os então suspeitos responderam à acusações em liberdade, segundo o TJ-PR, mas foram condenados, sem chances de apelação, em 16 de agosto de 2018. A ex-miss foi condenada ao regime semiaberto a seis anos e 15 dias; o casal de amigos foi condenado, também no semiaberto, a seis anos. Não há informações sobre a condenação do ex-namorado da influenciadora.

    Neste regime, o preso pode sair para trabalhar da cadeia, voltando de noite para dormir no cárcere. Detentos do semiaberto também podem solicitar o direito a saída temporária, prevista pela Lei de Execuções Penais.

    Na época em que foi condenada, Lauren morava na capital paulista, para onde se mudou quanto tinha 25 anos e investiu na carreira de influenciadora fitness. Ela permaneceu atuando na internet, mesmo após sua prisão ser decretada pela Justiça paranaence, em abril de 2020.

    As defesas dos outros condenados tentaram durante o processo diminuir a pena dos clientes, alegando que na falsa comunicação de sequestro “não houve dolo.”

    ‘PRIVILEGIADA’

    Em seu site pessoal, a ex-miss Lauren Adana Lorenzetti se apresenta como digital influencer, empresária, filha e neta única. “Fui muito privilegiada”, diz trecho da apresentação.

    Desde pequena tive muitas oportunidades, uma delas foi fazer bons cursos! Comecei ainda pequena um curso de modelo, conforme fui crescendo acabei me formando em mais dois do mesmo ramo”, segue a apresentação.

    A influenciadora acrescenta ainda ter vencido os concursos Miss Renascença e Miss Paraná World Popularidade 2012/2013.

  • Emocionante! Mulher entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de ambulância a caminho do hospital.

    Uma mulher entrou em trabalho de parto em casa e deu à luz a uma menina dentro de uma ambulância do Samu a caminho do hospital, na tarde desta segunda-feira (11). A gestante mora em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e a maternidade fica no centro da capital paranaense.

    ×
    “Recebemos um chamado para atender uma gestante que havia entrado em trabalho de parto dentro de casa. Como ela já teve dois partos normais anteriormente, era muito provável que o bebê fosse nascer na ambulância”, explicou a médica Karen Aoke, do Samu.

    Aoke, além de explicar como foi o processo do parto durante o trajeto à maternidade, afirmou que foi emocionante ter participado deste atendimento: “Nesse momento tão difícil, de pandemia, distanciamento social e muita coisa triste acontecendo, ter a oportunidade de ver o nascimento de uma criança que veio bem e saudável é muito bonito”.

    A paciente, segundo a médica, colaborou durante todo o caminho e o fato de ser uma mãe experiente ajudou no trabalho da equipe. Além de Karen, estiveram presentes no atendimento o condutor da ambulância, Moreira, e a enfermeira Yara.

    A mãe e a pequena Micaela deram entrada na maternidade Mater Dei por volta das 16h e passam bem.

  • Homem fica gravemente ferido após cair de telhado de barracão a 6 metros do chão na RMC.

    Um homem, de 56 anos, ficou gravemente ferido após cair do telhado de um barracão que fica a 6 metros do chão e precisou ser socorrido por um helicóptero. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), no bairro Inhaíva, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

    De acordo com o socorrista Marcelo, do Resgate Voluntário Parceiros da Vida, que esteve no local para prestar apoio ao Siate, a vítima teve diversas lesões. “Ele teve lesões nos membros inferiores e superiores, além de fraturas em costelas e ferimentos no crânio”, explicou

    Após ser estabilizado, o homem foi encaminhado pelo Falcão 08, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), ao Hospital Cajuru.

  • Dupla é presa em Curitiba após desmontar ponto de ônibus para vender peças.

    Dois indivíduos foram presos na madrugada deste domingo (11), no bairro Hauer em Curitiba. A dupla estava desmontando um ponto de ônibus.

    De acordo com informações repassadas pela Guarda Municipal, a dupla já havia desmontando o ponto de ônibus localizado na Rua Oliveira Viana próximo da Linha Verde e se preparava para levar as peças para um ferro velho e revender, quando foi surpreendida pelos guardas municipais.

    Eles foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes.

  • Polícia senta o aço em criminosos que estavam aterrorizando em assaltos em Curitiba.

    Dois marginais em um carro roubado levaram a pior após uma onda de assaltos em Curitiba na tarde desta segunda-feira (11).

    A dupla estava em um Renault Sandero roubado e policiais militares tentaram realizar a abordagem em uma rua sem saída próximo da Avenida Comendador Franco, no bairro Jardim das Américas. Ele abandonaram o carro e houve confronto. Um dos marginais foi baleado e o outro correu a pé em direção a Vila Torres.

    O Siate chegou a ser acionado, mas o marginal não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os policiais não ficaram feridos na ação.

    Nesta segunda-feira os criminosos roubaram algumas vítimas, levando celulares. Uma das vítimas chegou a ser agredida pelos marginais. Até o momento o morto não foi identificado e o comparsa não foi localizado.

  • Dupla morre em confronto com a RONE em Colombo.

    Policiais militares de RONE foram na noite desta segunda-feira (11), até a Rua Pedro do Rosário, Jardim Palmital em Colombo.

    A equipe recebeu informações sobre um veículo roubado e ao chegar no local teria sido recebidas tiros por dois criminosos. Os policiais revidaram e a dupla foi baleada.

    O Siate chegou a ser acionado, mas eles não resistiram aos ferimentos. Os policiais não ficaram feridos no confronto.

    O local foi isolado para que a Polícia Científica pode-se realizar a perícia no local.

  • HOMEM É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL POR MANTER A EX ESPOSA EM CÁRCERE PRIVADO.

    Uma moradora da rua Alagoas no bairro Iguaçu, fez contato com a Guarda Municipal na tarde deste domingo, 10 de Janeiro, relatando que possue medida protetiva em desfavor de sua ex marido, e que ao acordar e abrir a porta da casa, foi surpreendida pelo seu ex companheiro que havia pulado o muro.

    A mulher pediu que o homem deixasse seu terreno, mas foi empurrada para o interior da casa e agredida.
    O agressor a manteve, sem comunicação com ninguém, inclusive tapando sua boca para que não pudesse pedir socorro, segundo ela.
    Quando conseguiu escapar, por das 15h00, ligou para a Central da Guarda Municipal e pediu ajuda.

    Uma Equipe da GMA foi deslocada até a residência e deteve o homem e o encaminhou à Delegacia de Polícia Civil para providências.

    A mulher apresentava marcas visíveis no pescoço, e em outras partes do corpo, decorrentes das violência sofrida.

    Foto e texto: GM Matiak.

  • EM AÇÃO RÁPIDA E COORDENADA, GUARDA MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA RECUPERA VEÍCULO E OBJETOS ROUBADOS.
    DOIS LADRÕES FORAM PRESOS.

    Três ladrões invadiram a casa na rua Fernando Suckow, Centro de Araucária e levaram o veículo da família e alguns produtos eletrônicos.


    Uma Equipe atendeu a ocorrência que entrou via central às 22h25, nesse domingo (10) repassou detalhes do fato na rede de rádio da GMA.
    Outras Guarnições iniciaram patrulhamento no intuito de localizar o veículo, e uma delas logrou êxito em encontrar o Sandero que era ocupado por dois homens, e realizar a abordagem às 23h10, na rua Júlia Thereza Bibi, Centro.

    A dupla recebeu recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a presença da Autoridade Policial, juntamente com o veículo e os objetos roubados.

    O terceiro indivíduo que, segundo informações dirigia outro veículo que deu cobertura aos ladrões, não foi localizado.

    Fotos: Divulgação GMA
    Texto: GM Matiak

  • Em Araucária motociclista com traje de futebol bate contra poste em trecho de reta e morre na hora

    Um motociclista de 36 anos morreu na hora ao bater contra um poste na tarde deste sábado, no bairro Barigui, em Araucária. Como ele estava com trajes de futebol, tudo indica que voltava de uma partida quando ocorreu o acidente fatal. No local, a vítima foi identificada como Denilson Francisco Garcia.

    O acidente aconteceu na Rua Vitório Sfendrych, esquina com Avenida das Araucárias. Local de reta, o que torna difícil entender o que teria ocorrido para que o motociclista saísse da pista e batesse contra o poste.

    “Não dá pra saber como o acidente aconteceu já que é uma rua bem pavimentada, num trecho de reta. Quando chegamos, já encontramos a vítima sem vida. Ele trajava calção, chuteira e meia, o que indica que estivesse voltando provavelmente de uma partida de futebol”, relatou o sargento Evandro, do Corpo de Bombeiros.

    Marlon Fratascio, testemunha ouvida pela Banda B no local, contou que foi o primeiro a chegar imaginando que o motociclista iria se levantar sozinho.

    “Ele passou por mim, estava com o carro parado e, de repente, ouvi o barulho. Ele não estava correndo. Correi e achei até que ele iria se levantar sozinho, mas quando vi já desconfiei que estivesse morto. Não sei como ele foi bater, aqui é uma reta e não achei nada na pista, como óleo ou algo diferente. Muito triste”, lamentou.

    Segundo os socorristas, a vítima sofreu um traumatismo craniano e teve morte instantânea.

  • PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.



    Equipe da Guarda Municipal em patrulhamento pelo bairro Capela Velha, por volta de 23h00 deste sábado, foi informada que na rua Beija Flor esquina com a rua Coleiro, estava acontecendo uma briga.

    No local a Guarnição fez contato com uma senhora que relatou ameaça de morte contra seu irmão, e que os dois homens que fizeram as ameaças, saíram em um veículo GM Ômega de cor preta, com a promessa de retornarem armados.

    A Equipe iniciou buscas ao referido veículo, e logrou êxito em encontrá-lo e abordá-lo na rua Pomba.
    Na revista pessoal, nada de ilícito foi localizado com os dois ocupantes do carro, porém, ao realizar buscas no veículo, foi encontrado na lateral da porta do passageiro um revólver calibre .38 com cinco munições intactas. A arma estava com numeração raspada.

    Diante dos fatos a Equipe de voz de prisão aos dois homens e os conduziu à Delegacia de Polícia Civil para providências.



    O rapaz que sofreu as ameaças, foi até a Delegacia para formalizar a denúncia contra os indivíduos.

    Foto: Divulgação GMA
    Texto: GM Matiak

  • HOMEM USA UMA PEDRA PARA AGREDIR SUA EX COMPANHEIRA, REAGE CONTRA EQUIPE DA GUARDA MUNICIPAL E ACABA PRESO.



    Equipe da Guarda Municipal Municipal prendeu uma homem com base na Lei Maria da Penha(11.340/06), na manhã desta sexta feira 08 de dezembro na rua Prímula, no bairro Campina da Barra.

    No local, a vítima relatou aos GMs que já possuiu medida protetiva contra o agressor, mas que estava tentando reatar o relacionamento, com a promessa de mudança de comportamento do seu ex companheiro.
    Ela contou que, na noite de quinta feira, fez um churrasco em sua casa onde o seu ex se fez presente, e que após todos os convidados foram embora, isso já na manhã de sexta feira, o casal iniciou uma discussão, segundo ela por ciúmes.

    Em dado momento da discussão, o homem começou a agredir sua ex com chutes na cabeça e corpo, e teria segundo ela, batido em sua cabeça também com uma pedra.

    No momento em que a Guarnição chegou na residência, se deparou com o agressor com as duas mãos no pescoço da mulher tentando esganá-la.

    A Equipe deu voz de abordagem ao indivíduo que não acatou, e ainda reagiu ativamente contra os GMs, sendo necessário o uso da arma de eletrochoque e de força moderada para conter o homem.

    Diante dos fatos, e da vontade da vítima em representar criminalmente contra seu ex companheiro, a Equipe deu voz de prisão a ele e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil para providências.

    Foto e texto: GM Matiak

  • Desentendimento entre vizinhos por divisa do terreno acaba na Delegacia de Polícia.

    No início da noite de quinta feira (07/01) a Guarda Municipal de Araucária foi acionada via central de emergência 153 para se deslocar até a localidade rural do Formigueiro.

    No local um indivíduo efetuou 3 disparos de arma de fogo em direção a seu vizinho.

    Coma chegada da GMA o autor dos disparos que possui a arma devidamente registrada confirmou ter disparado mas para o lado contrário do seu desafeto.

    Diante dos fatos ambas as partes foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos pertinentes ao caso.

    Por: GMA

  • Araucária se organiza para a vacinação da covid-19…

    Município se prepara estrategicamente para iniciar a campanha assim que as vacinas chegarem ao estado

    Na manhã desta sexta-feira (08), o governador do Paraná, Ratinho Junior declarou que o governo espera que as vacinas contra a covid-19 cheguem ao estado até o fim deste mês para que a campanha de imunização da população inicie em fevereiro. Em Araucária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já está se organizando e trabalhando no planejamento da vacinação.

    De acordo com o Comitê de Prevenção, Acompanhamento e Ameaça para o enfrentamento do novo Coronavírus, Araucária vai seguir o plano de orientação do Estado, que ainda não foi enviado aos municípios, porém está se antecipando na organização da campanha. “Estamos elaborando treinamentos preliminares para capacitação das equipes da saúde que irão atuar neste trabalho, tanto para colaboradores novos, quanto para a requalificação dos profissionais”, explica Alexsandra Tomé do Departamento de Vigilância em Saúde.

    Além disso, a SMSA também está fazendo um levantamento completo dos insumos (seringas, descartáveis, caixa térmica) para estimar o que está disponível e o que precisa ser adquirido; o levantamento de cadastros dos grupos prioritários e dos profissionais de saúde para estimar o população-alvo e a elaboração de um plano de contingência que irá organizar, orientar e uniformizar as ações de forma estratégica.

  • Araucária registra 124 óbitos.

    124 ÓBITOS: Conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) desta sexta-feira (08), o município chegou à marca de 124 óbitos relacionados à Covid-19;

    sendo 73 homens e 51 mulheres.

    Por faixa etária:

    03 casos de 20-29 anos (02 homens e 01 mulher).

    06 casos de 30-39 anos (03 mulheres e 03 homens)

    07 casos de 40-49 anos (02 mulheres e 05 homens)

    18 casos de 50-59 anos (10 mulheres e 08 homens)

    42 casos de 60-69 anos (13 mulheres e 29 homens)

    32 casos de 70-79 anos (14 mulheres e 18 homens)

    13 casos de pessoas a partir de 80 anos (05 mulheres e 08 homens)

    3 casos de pessoas com idade entre 90 e 99 anos (3 mulheres).

    Considerando o bairro da residência do morador: Barigui: 04 óbitos; Boqueirão: 04 óbitos; Cachoeira: 05 óbitos; Campina da Barra: 14 óbitos; Capela Velha: 15 óbitos; Centro: 13 óbitos; Costeira: 16 óbitos; Fazenda Velha: 09 óbitos; Iguaçu: 20 óbitos; Porto das Laranjeiras: 02 óbitos; Sabiá: 01 óbito; Thomaz Coelho: 03 óbitos; Tindiquera: 01 óbito; Passaúna: 02 óbitos; Estação: 04 óbito; Área rural: 11 óbitos.



    ESCLARECIMENTO: A SMSA passou a adotar a mesma linha de atuação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) na divulgação sobre os óbitos relacionados à Covid-19. Com isso, cada boletim diário que apresentar novo óbito de morador de Araucária terá um perfil com a situação geral atualizada sobre sexo, bairro e faixa etária.

    Dúvidas quanto ao Coronavírus? Entre em contato com o DISK CORONA pelo 0800 642 5250. Na linha do atendimento telefônico estão profissionais de saúde; todos os dias, das 7h às 19 horas. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer aparelho.

    Por: Prefeitura Municipal de Araucária

  • Vídeo mostra mulher e criança pulando do quarto andar de apartamento após incêndio na RMC

    Duas moradoras de um edifício residencial no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (RMC), passaram por apuros no final da manhã desta sexta-feira (8). Um incêndio atingiu o imóvel obrigando uma mulher de 45 anos e uma criança de sete a pular do apartamento que fica no quarto andar. Imagens de celulares (veja abaixo) mostram toda a movimentação no Residencial Vila Verde, local do incidente.

    Segundo moradores, as duas vítimas estavam presas no apartamento e a única saída foi posicionar um colchão e pedir que elas pulassem. Por sorte, nenhuma das duas ficaram feridas.

    Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado. As causas do incêndio serão apuradas pela Delegacia de São José dos Pinhais

    As moradoras foram levadas ao Hospital São José por precaução.

    Vídeos
    Veja toda a movimentação do Residencial Vila Verde. Os vídeos foram cedidos pela página “De Olho São José”.

    Veja 1° vídeo

    Veja 2° vídeo

    Veja 3° vídeo

  • Mecânico conhecido morre após mal súbito e colisão contra árvore.

    O mecânico Denival Giroto, 47 anos, sofreu um mal súbito enquanto dirigia e morreu na manhã desta quinta-feira (7), na Rua Paulo Sebútal, no Alto Boqueirão, em Curitiba. Ele perdeu a direção do carro e bateu contra uma árvore.

    ×
    O sargento Monteiro do Corpo de Bombeiro disse que a equipe tentou reanimação por quase uma hora. “Quando chegamos aqui já nos deparamos com a vítima em parada cardíaca. Iniciamos rapidamente as manobras de reanimação, depois a equipe médica chegou para auxiliar. Mas, infelizmente, ele não resistiu”, disse ele.

    Segundo o sargento, o sobrinho adolescente que trabalhava na mecânica dele estava com o tio no momento do acidente. “O sobrinho dele que estava junto contou que ele sentiu uma tontura, disse que não estava se sentindo bem, teve um apagão e perdeu o controle do veículo. Então, provavelmente, não foi o acidente, mas um mal súbito”, detalhou.

    Familiares estavam no local e disseram que ele já estava se sentindo mal há alguns dias. Denival era dono de uma mecânica no bairro Hauer e bastante conhecido na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *